Enciclopédia de Acupuntura – 18 Água

18- Água
Ideograma:水
Romanização:shuǐ

Tradução literal: água

Definição: Uma das cinco fases correspondente ao inverno, à cor preta, ao sabor salgado, ao órgão do rim e à víscera bexiga, seu som é o lamento.

A natureza da água é fluir para baixo:A menos que o Qi do baço mantenha o movimento dos fluidos puros para cima, eles tendem a descer para o aquecedor médio e inferior podendo gerar edemas. De forma geral o excesso de fluidos são descarregados pelos rins e bexiga.

Água falhando em molhar a madeira: A relação de geração entre a água e a madeira se expressa na deficiência de yin dos rins que acarreta uma deficiência do yin do fígado e deficiência de sangue do fígado, podendo gerar tonteiras, dores de cabeça e irritabilidade; esse quadro é um dos mais comuns na prática clínica.

Água e fogo se complementam: A água impede o fogo de subir e se tornar excessivo, enquanto o fogo transforma a água no aquecedor inferior, no chamado campo de cinabre, ou mar do Q. A deficiência de yin pode gerar um calor vazio que afeta o coração.

Água afetando a terra: A água pode reagir sobre a terra, com uma deficiência de yang do rim gerando deficiência de yang do baço, além disso, o rim, falhando em transformar os líquidos pode gerar acumulo de umidade no baço.

Água fonte de todas as mutações: Para alguns autores tudo retorna à água, sendo ela também o ponto de partida de todas as transformações. As cinco fases (cinco elementos) seriam as cinco fases de transformação da água. O próprio ideograma de Qi ilustra vapores de água, indicando a relação da água com origem da vida.

Água afetando o metal: A função do rim é reter o Qi no aquecedor inferior, enviado pelo pulmão, quando isso falha o Qi se rebela e pode gerar um falta de ar.

Diagnóstico: Cada elemento e seus sinais podem ser usados para facilitar o diagnóstico pelos cinco elementos, assim, uma pessoa com o elemento água afetado poder ter cores escuras na face, uma voz lamentosa, poliúria, problemas ósseos, indicando uma desarmonia na água. Embora haja escolas baseadas nos cinco elementos, não se trata da MTC, ou da medicina praticada na china hoje em dia.

Questões: Você toma muitos sustos, vive com medo? Como você preserva sua água, bebe mais água do que urina?

A água é o elemento essencial para vida, o mais yin dos elementos, é fonte da vitalidade e da longevidade, sua energia deve ser preservada.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.