Enciclopédia de Acupuntura – 10 Teoria essencial do Qi

10 – Teoria essencial do Qi
Ideogramas:精气学说
Romanização:jīng qì xué shuō

Tradução literal:essência, ar, estudo, falar – vitalidadeteoria

Definição: Uma das teorias básicas da medicina tradicional chinesa sobre o Qi, o elemento essencial que constitui o corpo e mantém as atividades vitais, funcionamento dos órgãos e metabolismo.
Filosofia: Qi é o constituinte básico do universo e sua transformação e movimento estão por trás de todas as manifestações. O Qi muda de densidade coagulando em matéria, tudo, orgânico em inorgânico é constituído por Qi. Qi é a própria pulsação do universo.A energia primal do universo, moldando as núvens o vento e o sopro humano. Qi nos dá vitalidade para o coração/mente que controla pensamentos e emoções e atividades corporais.
Energia: Próximo da noção ocidental de energia, os chineses, ao descrever os processos de transformação do imaterial em material, intuíram a demonstração matemática de Einstein na equação mais famosa da física: E=mc2. Na verdade a intuição chinesa, no que tange a noção de Qi, não diferencia entre matéria e energia, tal como a luz que é ao mesmo tempo partícula e onda, Qi é imaterial e material ao mesmo tempo.

Cosmogonia: Textos antigos decrevem o Yang Qi como formador do Céu, e Yin Qi como formador da Terra, suas concentrações formam o sol e a lua.

Metamorfose: Qi mantem a coesão, crescimento e transformação de todas as coisas. É o ser e vir-a-ser de todas as coisas. É a mutação, além das causalidades é o que muda e o que faz mudar.

Ressonância: O Qi do sol entra em ressonância com o Qi da semente permitindo sua germinação. O Qi da doença pode se transformar em Qi da saúde em ressonância com determinados pontos de acupuntura, ervas, estilo de vida e o meio-ambiente. O Qi da saúde é evocado, mas já estava potencialmente presente em toda pessoa enferma.Cada qual guarda em si o Qi de todo o universo, sendo a ressonância o modo como tudo se liga a tudo.

MTC: Embora Qi seja um conceito filosófico presente no taoísmo e em textos muito antigos, sua aplicação na medicina chinesa é muito prática, com as várias formas de Qi e funções dos órgãos bem definidas e observadas durante o diagnóstico.

Questões: Você consegue sentir seu Qi movendo por sua vontade? Sente o Qi se mover quando passa por uma sessão de acupuntura?

O Qi é a textura básica do universo e a medicina chinesa absorve as noções filosóficas para aplicar a teoria do Qi a toda a dinâmica energética e funções orgânicas.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.