Qual o melhor Curso de Acupuntura?

melhor curso de acupuntura rio de janeiro

“Uma habilidade não pode ser ensinada, pode-se apenas mostrar o caminho” ditado do mestre de tai chi chuan

 

Qual o melhor curso de acupuntura é a pergunta que fiz.

Para responder preciso dizer que vai precisar de vários, não existe um melhor curso, o melhor, na nossa opinião é o mais abrangente, o mais acolhedor, o melhor no sentido de orientar melhor o coração do aprendiz a se apaixonar por esse saber, por essa arte e por essa ciência.

Falando da minha formação, eu nem sei quando comecei a estudar medicina chinesa, mas aos 15 anos eu já lia os livros do querido professor Juracy Cançado sobre do-in e outros sobre as chamadas terapias de polaridades.

Hoje, de formas mais e mais complexas esses mesmo saberes semeados anos atrás, encontram sistemas mais e mais complexos de compreensão. E o mais importante, busco manter a mesma disposição de maravilhamento, de estranhamento de descoberta que tinha quando pela primeira vez entrei em contato com essas terapias.

Na nossa escola temos 5 cursos diferentes de acupuntura para você decidir qual é o melhor.

melhor curso de acupuntura rio de janeiro

1- O de acupuntura japonesa – que reune o melhor dos estilos do japão, uma acupuntura destinada fundamentalmente ao tratamento das raízes das desarmonias, de tudo aquilo que impede o seu corpo de se curar sozinho.

2- A acupuntura do Mestre Tung – um curso destinado ao tratamento das terapias de meridianos, um estudo profundo das correlações entre meridianos de acupuntura em mais de 5 modalidades, por exemplos, pode-se tratar pelo canal unitário, pra quem não sabe, pode exemplo, o meridiano do pulmão e do baço são na vedade um único canal, tratar um é tratar o outro e vice-versa. Este é um estilo de acupuntura avançado mas é o melhor quando tratamos de dores com resultados imediatos.

3- Acupuntura psicologia e alquimia – principalmente centrado nas escolas de cinco elementos, este curso é desinado a aprofundar os aspéctos mais sutis do sofrimento, as emoções e nossa conexão com nosso destino e a vida.

4- Acupuntura clássica – a prática centrada na visão dos clássicos, tratamentos clássicos à luz das das práticas atuais. Afinal o que queriam dizer os clássicos da acupuntura, porque eles são tão importantes.

5- Acupuntura integral – este é talvez o mais importante de todos os estilos, desenvolvido no Brasil e na multiversidade este estilo reúne de forma simples e com resultados previsiveis o melhor da acupuntura dos estilos anteriores.

acupuntura japonesa martelo de manaka

acupuntura japonesa martelo de manaka

Mas e a MTC e as Teorias de Zang Fu, isso fica principalmente para o estudo e tratamento com ervas e alimentos que desenovlviemos em cursos específicos de fitoterapia e dietética

Mas o que foi muito importante, tanto nas artes marciais que pratiquei, quanto nos cursos de reiki e outras vivências da época era que mover o qi, mover a energia, facilitar o movimento do sopro eram centrai nessa atividade e isso não se ensina em curso algum.

Mas demorei muitos anos, fiz duas graduações (direito, psicologia) e estou a cursar a terceira (farmácia) e até o momento para redescrobrir a acupuntura. Quando comecei a praticar, acupuntura era uma terapia alternativa.

Tive sorte de encontrar uma tutora particular que me deu os primeiros passos, passei pela Escola Neijing no Rio de Janeiro,  por alguns meses quando da sua formação que me deixou uma forte influência, respeito e admiração pelas escolas de cinco elementos, todas elas, pois são várias também.

Passei também pela ABACO no Rio de Janeiro e tive a sorte de encontrar poucos bons professores, em especial a professora Christina Duprat com quem troquei muitas figurinhas. E considero essas boas escolas mas incompletas porque oferecem uma visão muito parcial da acupuntura, ainda não aprenderam a integrar este conhecimento. Sei que existem outras escolas mas realmente não posso recomendar.

Não estou aqui para fazer críticas a essas escolas, quero ressaltar o que aprendi com elas, e aprendemos muito com o que não concordamos também, não é verdade? Hoje, isso é passado distante, já são 20 anos de prática e aprendizado com diversos professores no Brasil e no exterior, e como passa rápido o tempo.

Na escola Neijing fui inspirado a praticar acupuntura pela enfase no movimento do Qi da meditação e do Qi Gong, foi um impulso bonito e uma excelente forma de começar.  Mesmo assim, bonito nem sempre é o mais eficiente e precisamos seguir adiante numa busca de harmonizar beleza e poesia com eficácia clínica.

Na ABACO fiz um excelente uso da sua biblioteca a única que tinha acesso a ser maior do que minha pessoal que hoje tem quase mill livros sobre o tema. Mas percebi que replicar os modelos biomédicos de pedagogia davam poucos resultados.

Foram vários cursos com professores aqui e ali, cursos no exterior, cursos co professores que me orientaram numa verdadeira linhagem de conhecimento, tudo muita sorte ou mérito. Acupuntura se tornou minha vida, e hoje nossa escola já formou centenas de terapeutas que trabalham com acupuntura com excelência.

A grande característica de uma boa escola do melhor curso é ter um professor comprometido com ensinar de verdade. Pois na pedagogia, há os que sabem, mas raro é quando alguém sabe e sabe ensinar também e mais raro os que sabem, sabem ensinar e querem ensinar pois neste campo é muito comum as pessoas ficarem guardando o conhecimento para si mesmo e muitos morrem com o que sabem sem ensinar pra ninguém.

Assim, para construiros o melhor curso de acupuntura do Rio de Janeiro temos as seguintes características e valores. Veja se são compatíveis com os seus se forem venha nos visitar.

1- Simples – simplicidade, resultados eficiêntes sem mistificação, explicando e demonstrando porque de forma que todo mundo pode aprender.

2- Didático – nossa pedagogia se chama teragogia que é uma pedagogia pela prática terapeutica, na nossa escola você vai passar pelo processo terapeutico em primeira pessoa, em si mesmo e por isso, será capaz de incorporar esse conhecimento.

3- Estimulante – com o grupo, com a prática com os colegas o curso deve ser estimulante e mudar a sua vida e dos seus pacientes e familiares para a melhor.

4- Cheio de prática – no nosso curso em todas as aulas você vai praticar, vai receber tratamento e ser cuidado pelas pessoas, isso vai te dar a confiança para ser o melhor terapeuta possível.

5- Indo direto ao ponto – saber fazer um agulhamento preciso, indo direto ao ponto de acupuntura e seus benefícios é o mais importante, assim o aluno vai ver diante dos seus olhos resultados imediatos e desenvolver a confiança que precisa para encontrar o melhor para o seu cliente.

O melhor curso de acupuntura do Rio de Janeiro fica em Niterói e somos o melhor em razão dos nossos alunos que indentificados com esses valores de cooperação e sinergia entre o aprendizado e prática se tornam os melhores profissionais do Brasil.

Se fez sentido pra você, venha estudar na nossa escola de acupuntura. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre porque somos a melhor escola de acupuntura.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.