Porque fazer Yoga?

sintomas da paz

Porque fazer Yoga? Você ainda não sabe?

Yoga é uma saber-arte-prática de milhares de anos. É uma forma de movimentar o corpo de forma muito especial, uma forma orientada para cultivar a saúde. Da mesma forma como cuidamos de flores no jardim, podemos também, como faziam os sábios da Índia, cuidar do corpo para que ele alcance um encontro máximo consigo mesmo, ou com a vida a grande vida.

Os movimentos do yoga, adequados a cada um, busca antes de mais nada, consciência, movimento e respiração juntos em busca de uma forma que faz com que o próprio corpo encontro um caminho de beleza e harmonia.. Não é um movimento que apenas modele o corpo, mas um movimento que preserva a vida mantendo-o flexível e cheio de vitalidade.

Uma das ideias por trás do ásanas ou posturas do yoga é a simplicidade, harmonia e beleza do movimento. Ele traz uma intensão e cada postura, praticada a milhares de anos, nos coloca em contato com atitudes mentais próprias, encontramos atitudes para o sagrado, já se disse que yoga é religação com o divino, união consigo mesmo, enfim, samadhi, ou êxtase transcendental.

As posturas de yoga são para todas as idades, deixar a coluna flexível, os músculos fortalecidos com seus próprios movimentos, sem aparelhos, é sempre o mais natural e o mais próximos de nós mesmos. Em muitos momentos experimentamos a alegria e o prazer da prática, quando afrouxamos os músculos movemos também nossas formas de estar no mundo e nossas emoções, assim também, yoga é se manter menos sisudo, flexível e emocionalmente mais alegre. Sorria agora, experimente, isso mesmo, sorria…. Já sorriu? Bem se você sorriu podemos dizer que você fez uma pequena prática para relaxar os músculos da face, e percebeu os benefícios? Então, imagine isso no seu corpo todo!

Além dessas possibilidades todas, yoga inclui um relaxamento profundo uma forma própria de entrar em contato com estados mentais “alfa”, ou de relaxamento, onde podemos ter insights sobre a vida, e nossa experiências, isso é o início da meditação, raramente simplesmente paramos para estar relaxados observando nossos pensamentos. E já sabemos, sábios há milhares de anos e cientistas recentemente confirmaram o quanto meditar faz bem para todo o nosso sistema vital.

Tudo isso, se parece pouco, é só o começo, qualquer um que comece a praticar pode perceber esses benefícios, mas é claro que ao longo dos anos acumulamos muitas e muitas mais formas de nos relacionarmos com nosso próprio corpo-mente-espírito, que começa a se tornar mais sensível essa relação do yoga com o sutil, devido aos desbloqueios energéticos que a prática desencadeia. Você já deve ter ouvido falar de chacras e centros de energia, a prática de yoga desencadeia suas aberturas e com isso, estados mais amplos de consciência aparecem. Entre tantas práticas, recitar mantras e cantar o famoso Om também fazem parte do charme do yoga, e dos modos e estilos. É isso, yoga é um estilo de vida, mais zen, mais inteiro, mais si mesmo, mais aberto, com mais espaço entre um pensamento e outro, com mais espaço entre as articulações com mais espaço no coração.

Mas uma das coisas mais interessantes pra além de tudo que já foi dito é que yoga é uma ótima forma de entrar em contato com a cultura indiana, uma das mais antigas do mundo, cujos textos como upanishades e vedas, seus tantos cantos, sutras e palavras de sabedoria criaram uma das culturas mais antigas sábias e perenes no mundo que convoca milhares de pessoas todos os anos a conhecerem seus templos, ashrams e lugares sagrados.

Então, o que você está esperando? Yoga é prática, prática de êxtase, prática de flexibilidade alegria de viver.

Onde praticar no Rio:


BOTAFOGO

ESPAÇO SER EM MOVIMENTO

Rua Voluntários da Pátria, 257 – Botafogo (perto da rua Sorocaba)

2537-2200

Terças e quintas às 18:30h e 19:30h

FLAMENGO

ESPAÇO COMPANHIA DO SER

Rua Machado de Assis 71 / 202 (Pertinho do metrô Largo do Machado)

Tel: 2205 7675

Segundas e quartas 19h

LARANJEIRAS E COSME VELHO

Clube Fluminense segunda à quinta 11h

Academia Júlio Veloso

terças e quintas às 9h

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.