MELHORES LIVROS DE ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA

*NÃO INCLUEM LIVROS SOBRE FITOTERAPIA PORQUE AINDA NÃO ME DEDICO SERIAMENTE A ESTUDAR O TEMA

OS TOP 10 NA MINHA OPINIÃO SÃO:

01 – The Web That Has No Weaver : Understanding Chinese Medicine, Ted J. Kaptchuk – livro e enxuto, não tem tratamentos nem nada, mas trouxe muita clareza sobre a dimensão da medicina chinesa atualmente. Enfim, me ajudou a rever várias noções sobre 5 elementos e considero um presente.

02 – Peter Deadman – Manual de Acupuntura: Ele está em segundo lugar porque não é um livro introdutório, é simplesmente o melhor livro que discute acupuntura na prática com uma maravilhosa explicação sobre cada ponto.
03 – Huang Di Nei Jing Su Wen: Nature, Knowledge, Imagery in an Ancient Chinese Medical Text, Paul U. Unschuld – simplesmente a melhor tradução do clássico dos clássicos que eu pude ler.

04 РZangFu do Jeremy Ross Рsim precisamos de algo melhor, mas ainda ṇo vi, o web tem uma analise simples e profunda dos zang fu com rela̤̣o aos psiquismo, mas ̩ um livro bem completo.

05 – mai jing – clássico dos pulsos em francês, ainda estou tentando decifrar pulsologia se tiverem algo melhor pra indicar por favor, realmente é um livro de referência de uma escola mais moderna de pulsologia, mas não é a escola adotada atualmente na china, então, estou esperando coisa melhor mesmo!

06 – diagnóstico da medicina chinesa do auteroche – a tradução é muito ruim mas ainda não vi nada melhor, embora o “web” deixe tudo tão mais claro.

07 – maciocia fundamentos e diagnóstico – eu sei que todo mundo tem muitas críticas, mas é um livro ótimo pra se ler criticamente

08 Рauriculoterapia do ernesto garcia Рainda ṇo vi nada melhor de auriculo, tem gente que gosta do marcelo garcia, tenho mas ṇo uso.

09 Рcombina̤̣o de pontos Рjeremy ross Рtenho certeza que tem coisas mais interessante no mundo, mas foi o que parou nas minhas ṃos at̩ agora para tratamentos que tendem a funcionar

10 – os livros do Nguyen Van Nghi  2 volumes  do Nogueira Peres 4 volumes ficam no final.

Lista geral de material sobre MTC para trocas.

Bem, antes de seguir conheçam o meus DVDS: Curso Cinco Elementos

Transforming Emotions with Chinese Medicine РLivro sobre asp̩ctos emocionais na medicina chinesa, ṇo tem tratamentos ̩ um livro de pesquisa de atropologia m̩dica escrito por um chin̻s com forma̤̣o no Estado Unidos.

Curso completo de acupuntura dos cinco drag̵es Рingl̻s, material antigo mas bastante completo sobre medicina chinesa, ̩ um antigo curso por correspond̻ncia.

Manual Oficial de Pontos – publicado algumas décadas atrás, é a compilação internacional de pontos, um simples atlás referência de estudos.

Acupuntura clássica chinesa – livrinho simpático muita gente gosta de começar a estudar por ele, pretende ser um manual completo, tem até tratamentos interessantes, mas tudo muito simples. Quase um acupuntura em 3h, enfim, vale a pena ler.

Fundamentos de Bioenergetica – Nogueira Peres – esse livro quando caiu na minha mão, me fez bem, gostei dos tomos, mas vejo hoje que é muito antigo e desatualizado com as pesquisas modernas na china. Estes livros são 4 volumes, que tratam alguns temas muito bem, são afiliados às escolas que seguem o Van Nghi, pra quem gosta, considero um resumo dos livros do Van Nghi e outros.

Tratado del Soplo – Padilla – Foi o primeiro livro de acupuntura que li quando conheci acupuntura através da escola Neijing, é um livro já publicado em português mas pra mim acrescenta muito pouco. Se quiser se aproximar da acupuntura pela via mística, esotérica e romântica ou poética é um livro muito bom, mas na prática ajuda muito pouco, baseado nas escolas de 5 elementos, um texto poético, mas em desacordo com, digamos, as correntes majoritárias da acupuntura mundial.

Fundamentos da Medicina Chinesa – Giovanni Maciocia – Enfim, é o livro pra se começar, parece que a nova edição está muito melhor mas não tenho. Muita gente fala mal, mas todo mundo leu, livro básico da maior parte das pós do país. Enfim, dizem que os tratamentos que ele propõe não funcionam porque ele seria um cara da escola de fitoterapia e tal. Eu acho que isso é em pater verdade. É muito “genérico” os tratamentos e pontos por ele proposto.

The Treatise on the Spleen and Stomach: Ainda não li.

Treatment of Modern Western Diseases With Chinese Medicine РFlaws & Sionneau РAinda ṇo li, ̩ um livro de consultas com muita enfase em fitoterapia enṭo, ṇo usei ainda.

vou continuar depois essa lista, mas enfim, estou disposto a trocar material

VIDEO

100 TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE AGULHAS – vídeo bem interessante com técnicas de manipulação de agulhas

Série de 30 VCDS Zhenjiuology – Curso de acupuntura em 30 vídeos.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.