Enciclopédia de Acupuntura – 35 Qi nutritivo

35- Qi nutritivo
Ideograma: 營氣

Romanização:yíngqì

Tradução literal:nutrir, energia, sopro.

Definição:o qi que se move nos canais e nutre os órgãos e tecidos.

Sangue: em combinação com fluidos o qi nutritivo gera o sangue e acompanha o sangue.

Prática: quando estimulamos os pontos de acupuntura, é principalmente o qi nutritivo que circulamos tanto nos canais principais, secundários como nos órgãos e vísceras.

Circulação: O ying qi circula continuamente. Primeiramente pelos 12 canais, começando no pulmão e terminando no fígado. A circulação se dá a partir do aquecedor médio que é a origem do canal do pulmão.

Origem: o ying qi deriva do qi dos alimentos que é transformado no pulmão em ying qi.

Yin: Ying qi, qi nutritivo, é a manifestação yin do zhen qi, qi verdadeiro, em comparação com o wei qi, qi defensivo.

Manter o sangue nos vasos: relacionando-se com o qi do baço, que eleva a energia dos alimentos, o ying qi tem também a função de manter o sangue nos vasos.

Pontos: quando do agulhamento dos pontos de acupuntura é principalmente o ying qi que está sendo afetado e através dele todas as outroas funções energéticas.

Alimento: o qi nutritivo demanda uma boa alimentação para se manter próspero, tanto água como alimento de qualidade afetam o qi que circula nos canais e une os órgãos.

Questão: Quando agulha um ponto de acupuntura você consegue sentir a circulação do ying qi pelo corpo.

O ying qi está sempre disponível, sempre circulando, movendo-se junto com o sangue pelos canais e sustentando os órgãos e vísceras.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.