Enciclopédia de Acupuntura – 33 Qi ancestral

33- Qi ancestral
Ideograma:宗氣

Romanização:zōngqì

Tradução literal: ancestrais, antepassados, energia, sopro.

Definição: é a combinação do qi essencial derivado do alimento e do ar, armazenado no peito e serve como uma força para a circulação do sangue, respiração, voz e movimentos.

Sinonímia:qi genérico, qi torácico, grande qi, mar do sopro superior, qi coletor, qi essencial. O qi ancestral tem o maior número de traduções.

Formação: Formado pelo qi dos alimentos e o qi do ar, o baço envia o qi dos alimentos para cima em direção ao pulmão onde se acumula. Talvez seja chamado ancestral por ser o qi que deriva na formação das demais formas de qi, Maciocia o chama de coletor, por ser a reunião dos qi dos alimentos e da respiração.

Tórax: o qi ancestral se acumula no peio de onde se difunde para todo o corpo seja pela ação do pulmão, levando o qi e o coração, levando o sangue.

Respiração: uma das funções mais importantes do qi ancestral é por manter a respiração, se o qi torácico estiver fraco a respiração fica fraca, com chiados.

Relacionamento com qi inato: o qi ancestral é a expressão ativa do qi inato, o qi original se armazena no mar do sopro inferior, e o qi ancestral no mar do sopro superior, juntos formam o qi verdadeiro. O qi ancestral é a manifestação no dia-a-dia do qi inato.

Coração e pulmão: o qi dos órgãos do aquecedor superior guardam uma relação direta e reciproca com o qi ancestral, a respiração e o ritmo cardíaco também se harmonizam graças ao qi ancestral que se mantém pleno graças ao qi do pulmão e do coração.

Impulso: o qi torácico impulsiona o qi, o sangue e os fluidos vitais pelo corpo.

Extremidades: o frio nas extremidades, a falta de energia nos membros pode derivar de uma fraqueza na força do qi torácico.

Emoções: o qi ancestral é por sua relação com pulmão e coração sofre com tristezas, mágoas e também facilita a distribuição da alegria pelo corpo.

Questão: como está a sua voz, seu tórax está flexível e movimenta-se com a respiração ou está preso e com dores.

O qi ancestral é a expressão da reunião primeira e funcional do qi no organismo, distribui e leva o qi e o sangue pelo corpo, servindo como propulsor.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fonseca Fialho é foramdo em Direito UERJ, PSICOLOGIA UFF, FARMÁCIA UFF - é professor na www.multiversidade.com e pai do Miguel Luz

Escreva, sua opinião é muito importante.