Enciclopédia de Acupuntura – 32 Verdadeiro

32- Qi verdadeiro
Ideograma:真氣

Romanização:zhēnqì

Tradução literal:verdade, sopro.

Definição:é a combinação do qi inato com o qi adiquirido que serve de substrato da força dinamica de todas as funções vitais, nome genérico para o qi circulante.

Sinonímia:qi genuíno, energia autêntica, qi perfeito.

Circulação: o qi verdadeiro é a última etapa de transformação e refinamento do qi, é o qi verdadeiro que circula nos canais e nutre os orgãos.

Manifestações: o qi verdadeiro se manifesta de duas formas yin e yang, o ying qi ou qi nutritivo e o wei qi ou qi defensivo.

Oposição: O qi verdadeiro se opõe ao Xie qi ou qi patogênico.A saúde se dá na relação dinâmica, disputa, entre o qi patogênico e verdadeiro, a manutenção do qi verdadeiro perante o qi patogênico assegura a boa vitalidade.

Febre: é a expressão da luta entre o qi verdadeiro, zhen qi e o qi patogênico, xie qi, segundo a medicina tradicional chinesa.

Su wen: o clássico relata a preservação da energia verdadeira, Zhen qi, durante o ato sexual, o desgaste energético, o excesso e até mesmo o excesso de prazer no ato sexual dimiuiriam o zhen qi.

Elementos: o qi verdadeiro também pode ser entendido como a combinação dos elementos kong qi, ou qi do ar, gu qi ou qi dos alimentos (zong qi, ou qi toráxico) e qi original ou pré-natal.

Zhen: a noção de autêntico, verdadeiro e perfeito, se refere também a noção de refinamento e trabalho espiritual no taoísmo. Podemos fazer uma relação do refinamento da energia e o refinamento pessoal através das práticas quando se torna diferente da pessoa comum e consegue se afastar do mundo ordinário.

Questão: Você mantém altos níveis de qi verdadeiro ou está passível de invasões do qi patogênico?

O qi verdadeiro é a expressão do qi que mantém sua vitalidade em condições ótimas afastando as energias perversas, xie qi, na vida, nossa autenticiadade e verdade também nos afasta das atividades prejudiciais.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.