Enciclop̩dia de Acupuntura Р31 Qi adiquirido

31- Qi adiquirido
Ideograma:先天之氣

Romanização:hòutiān zhīqì

Tradução literal: qi pós natal, qi posterior, adiquirido, qi protocósmico.

Definição: qi que é adquirido depois do nascimento e formado da alimentação, do ar puro inspirado pelo pulmão.

Sinonímia: qi pós-natal, posterior.

Elementos: Qi celestial é adquirido pela respiração e qi terreno que é recebido pela alimentação que vão formar três tipos de qi o Zong qi ou qi toráxico, ying qi ou qi nutritivo e wei qi ou qi defensivo.

Deficiência do qi adiqurido: se reflete em falta de energia, cobelos fracos, pele sem lustro, rosto pálido e musculos sem tônus.

Esforço pessoal: Embora o qi pré-natal seja uma herança ancestral, o qi pós-celestial é nossa responsabilidade, envolvendo toda a qualidade estilo de vida, práticas e disciplinas.

Economia energética: Quanto melhor o nosso qi pós-natal, menos energia é drenado do pré-natal, assim, boa alimentação, sono, meditação e atividades físicas garantem energia para longevidade.

Baço-pulmão: A função de absorver energia tanto do baço quanto do pulmão são fundamentais para a aquisição do qi pós-celestial.

Localização: O qi adiquirido se localiza em todo o corpo, concentrando-se no VC 6 (qi hai).

Atividades diárias: O qi adiquirido é continuamente utilizado para manter as atividades diárias e está sempre disponível.

Questão: Como você cuida da sua alimentação e estilo de vida, você sente-se vivo e cheio de energia ou está sempre cansado e sem energia.

A nós é dado um pedaço de terra para cuida, nosso corpo, esse espaço da criação, esse microuniverso que experimentamos precisa de cuidados e disciplina para realizar todo o seu potencial

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.