Enciclopédia de Acupuntura – 30 Sopro innato

30- Sopro innato
Ideograma:先天之氣

Romanização:xiāntiānzhīqì

Tradução literal: sopro da vida inato, congênito, pré-natal, qi deutoronômico.

Definição:energia/inteligência que nós herdamos dos nossos pais, que existe desde o nascimento e é armazenado nos rins que se manifesta até a puberdade.

Analogias: código de dna, “karma” de vidas passadas, maldição familiar.

Inclusão:relaciona-se com jing, essência, o yuan qi, ou qi original e é armazenada no ming men, portal da vitalidade.

Sexo e concepção: o qi congênito também está relacionado com o qi que se une no momento da concepção e é transmitido ao filho.

Estrutura física: o qi pré-natal se relaciona a estrutura física do corpo, naris, face, boca e olhos enquanto cabelo músculo, brilho relacionados ao qi e ao sangue são mais relacionados ao qi pós-natal.

Longevidade: se o qi pré-natal for forte a vida vai ser longa se cuidarmos do qi pós-natal pode ainda ser mais longa.

Relação e harmonia:se o qi inato se equilibra com o qi pós-natal, pois nada adianta ter o qi pré-natal forte se é desperdiçado pelos excessos durante a vida com um fraco qi pós-natal.

Preservação: o qi pré-natal é consumido ao longo da vida e deve ser preservado. Formas de preservação incluem estilo de vida saudável, acupuntura, qi gong.

Útero:importante função da boa gestação para assegurar o qi pré-natal, atentos para a crença de que não se faz acupuntura durante a gestação, ao contrário é um momento importante para garantir o qi essencial do gestado.

Crianças: O qi pré-natal forte nas crianças faz com que tenham bom apetite, tem uma boa vantagem energética, mas o cuidado com a saúde deve estar atento ao qi pré e pós-natal.

Questão: Como é sua herança congênita, quais os pontos fortes e fracos da sua herança hereditária, exitem fragilidades que devem ser preservadas através da acupuntura?

Por mérito pessoal, viemos ao mundo com uma carga de energia pré-natal que nos dá rumos e ajuda a orientar nossa vida de acordo com nossas possibilidades genéticas, kármicas e embrionárias.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.