Enciclopédia de Acupuntura – 29 Sopro

29- Sopro
Ideograma:氣

Romanização:qì

Tradução literal: sopro da vida, energia, vitalidade.

Definição: o elemento básico que constitui o cosmos os pensamentos e movimentos, mudanças e transformação, produz tudo no mundo, inclusive o corpo humano e as as atividades de vida. No campo da medicina, qi se refere à substância sutil e nutritiva que flui no corpo bem e seu movimento corresponde às atividades funcionais.

Sinonímias: comumente comparado com as noções de elan vital, energia vital, prana, spiritus latino e também a noção grega de pneuma, sopro, recentemente com a noção de vibração e informação carreada junto do qi.

Linguagem: na linguas orientais, tanto chinesa quando japonesa, qi ou ki, se relaciona a aspéctos emocionais, mentais, sabores e climáticos, que apontam para a variedade de manifestações do qi na medicina chinesa também.

Antonímia: Embora energia-matéria seja como no ocidente tendemos a opor as manifestações, no oriente, qi (sopro da vida) se opõe a li, ou seja ao padrão, forma, ordem, regularidade, que é uma distinção muito mais aplicável na prática clínica.

Ideograma: o ideograma é composto de “vapores de água” acima e de um “feixe de arroz” abaixo, indicando que qi está presente nessa variedade de manifestações, do mais grosseiro, rochas ao mais sutil, vento e vapores, tudo é manifestação do qi.

Tempo e espaço: Embora o Qi não se transmita no tempo, há evidências de que ele se transmita no espaço, sendo base para as curas à distância.

Vitalismo: O qi é o elemento que coloca a medicina chinesa dentro dos modelos vitalistas

Circulação do Qi: Nos clássicos o qi se movimenta um cun a cada 3 respirações, o que faria com que se movimentasse completando um ciclo no corpo há cada 28 min e 30 s.

Funções: movimentar, aquecer, defender, controlar e transformar.

MTC: Na medicina chinesa o qi é uma das energias fundamentais, junto com sangue, essência, espírito e liquidos orgânicos formam a base da fisiologia oriental.

Questão: Você pode perceber o movimento do Qi, já praticou Qi Gong ou Tai Ji Chuan? Você pode exteriorizar seu qi ou perceber quando seus canais são afetados pelo movimento depois da agulha?

O sopro da vida, o alento que circula entre todas as manifestações, a energia primordial que tudo permeia que habida todas as manifestações no céu e na terra.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.