Enciclopédia de Acupuntura – 28 Fogo Ministerial

28- Fogo Ministerial

Ideograma:相火

Romanização:xiānghuǒ

Tradução literal:ministro fogo, mútuo fogo, cooperativo.

Definição: um tipo de fogo fisiológico originado dos rins que se junta aos fígado, vesícula e triplo aquecedor que, em cooperação com o fogo soberano do coração, aquece as viceras e promove a atividade. Se esse fogo está hiperativo, pode causar danos para o corpo.

Pericárdio: o fogo ministerial também é associado ao pericárdio em sua função de harmonia com o coração, xin bao, pericárdio, protege o coração como um ministro que intercede pelo imperador. O pericárdio é o reflexo direto da subida do fogo do portal da vitalidade (ming men huo).

Triplo aquecedor: o fogo ministerial também se relaciona com o triplo aquecedor na sua funçao de fazer subir o fogo do portal da vitalidade e o qi original.

Harmonia do fogo: A relação importante entre o qi e o fogo, normalmente o qi original ascende e aquece harmoniosamente o coração e o pulmão, gerando um equilibrio entre o rim e fígado em baixo. Essa harmonia entre o fogo do alto e do baixo são fundamentais para a boa saúde.

Fogo ministerial e jing: A relação emocinal do fogo ministerial com a perpetuação da vida através do desejo sexual e disseminação da essência.

Quietude e movimento: O fogo ministerial e soberano são criados pela relação entre o movimento e a quietude. Aqui a tradição fala da importância de sentar meditando pra cultivar a harmonia entre as energias do alto e do baixo.

Sexualidade: o equilibrio da atividade sexual saudável relaciona-se com o pericárdio, também chamado de circulação e sexo, a relação se explica no tratado de baço estômago, na relação entre o fogo do coração e do portal da vitalidade.

Yang: o fogo ministerial, pela sua qualidade de subir e se espalhar pelo corpo é yang a sua agitação pode gerar hiperatividade em todos os orgãos, epecialmente agitando o espírito.

Questão:Há equilibrio entre o alto e o baixo, sente equiibrio de temperatura e energias entre as partes altas e baixas do corpo, o desejo, sexo e energia estão em equilíbrio? Como você cultiva o fogo ministerial?

Fogo que nascer do vazio, e fogo que nasce do espírito, o encontro e a circulação fazem resplandecer a lucidez o pensamento correto no caminho que protege o coração

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fonseca Fialho é foramdo em Direito UERJ, PSICOLOGIA UFF, FARMÁCIA UFF - é professor na www.multiversidade.com e pai do Miguel Luz

Escreva, sua opinião é muito importante.