Enciclopédia de Acupuntura – 27 Fogo Soberano

27- Fogo Soberano

Ideograma:君火

Romanização:jūnhuǒ

Tradução literal:fogo soberano ou imperial.

Definição: fogo do coração em contraste com o fogo ministerial dos rins, que é a raíz do fogo do figado-vesícula e triplo aquecedor.

Taoismo: As noções de fogo soberano e fogo ministerial guardam relação com a circulação de energia da alquimia interior. Pela alquimia interior o praticante deve manter o fogo que nasce da água (rins) e a água que nasce do fogo (coração) em transformação e união de opostos.

Budismo: Mas a influência que relaciona o fogo do coração com a consciência (vijnana) vem do budismo.

Fogo soberano é superior: Apesar da relação de harmonia entre eles o fogo soberano é considerado superior, imperial.

Cinco elementos: Pela teoria dos cinco elementos o fogo soberano também engloba o intestino delgado enquanto o fogo ministerial é também o pericárdio e triplo aquecedor. A relação entre todos os elemtos fogo se estabelece também na prática clínica na teoria dos cinco elementos. Por exemplo, pode-se tratar o meridiano do coração pelo pericárdio.

O fogo soberano governa o corpo: O coração é considerado soberano também por abrigar a mente-espírito que comanda todo o corpo.

Sintomas:Fogo do coração governa a atividade e o movimento quando está em excesso afeta o espírito o sono, o fogo soberano sobe e não permite a água equilibra-lo, isso acarreta emissões seminais durante o sono.

Sangue: o coração governa o sangue que se espalha por todo o corpo e dá ao coração, por seu intermédio, controle sobre todos os outros orgãos.

Questão: Como está a chama do seu coração, como anda seu espirito, inspirado e criativo comandando todas as outras funções com hamornia e direção celestial, ou anda sem rumo e sem brilho do fogo.

Retirar água do fogo do coração e alimentar o fogo da água é a chave da transformação interior, silenciar a palavra e permitir a chama da presença nascer da vontade firme.
www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.