Enciclopédia de Acupuntura – 26 Portal da Vitalidade

26- Portal da Vitalidade
Ideograma:命門

Romanização:mìngmén

Tradução literal:portal do destino, porta da sorte, porta da vida.

Definição:Primeiro sentido é o local onde a transformação do qi se origina é raíz da vida pré-celestialm se relaciona ao fogo na água e ao yang dos rins. Segundo se relaciona ao rim direito. Terceiro é o nome do ponto VG 4. Também chamado de fogo ministerial.

Rins e ming men: Os rins recebem os determinantes hereditários que vão assegurar o desenvolvimento do indivíduo pela vida desde o tempo da concepção. O que é significa a metéfora da relação com o céu anterior. Nesse sentido, os rins são associados com o ming men, o local do qi original (yuan qi) e lugar da fonte do yin e do yang.

Rim direito e esquerdo: No Clássico das Dificuldades, no cap. 36 afirma que o rim direito é o ming men, portal da vida. No ming men se assentam o jing e o shen, onde a essência (semen) é armazenada nos homens e de onde o útero brota nas mulheres.

A porta: A noção de vitalidade e de armazenar a vitalidade se relacionam com a noção de porta, diz o clássico “ a razão para que o granário (estômago) não armazene é porque a porta não está celada a razão para que a corrente de água não para (bexiga), aqueles que sabem manter vivem, os que não sabem morrem.

Raiz do Triplo Aquecedor: O mingmen é considerado a raíz do triplo aquecedor e a base de todos os 14 canais, o mingmen vaporiza a água que sobe para o pulmão e qi é separado e distribuído pelo triplo aquecedor.

Mais yang do que yin: Bob Flaws argumenta que por sermos mamíferos e precisarmos manter o corpo aquecido, teremos mais yang do que yin, aproximadamente na razão de 3/2. Apesar do mingmen ser associado ao yang dos rins não é idêntico a ele.

Efeitos do desequilibrio do mingmen: O mingmen controla completamente ambos os rins, é a morada do yin e do yang, é a porta do caminho para a vida e a morte, se o mingmen está fraco os orgãos yin e os yang adoecem.

Força da vida: Mingmen corresponde ao fogo da vida, à base de toda a vitalidade, à vontade de viver, é a raíz de todo o metabolismo e toda a transformação de energia que nos dá vida.

Questão: Como está aquecido seu baixo ventre, como está a sua vitalidade e capacidade de gerar energia e calor sustentando sua vontade?

O fogo asceso dentro da água é a imagem da alquimia que gera toda a vida do organismo no nível físico e sutil, toda a atividade mental e metabólica vem do mingmen.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.