Enciclopédia de Acupuntura – 25 Vontade

25- Vontade.
Ideograma:志
Romanização:zhì

Tradução literal: força de vontade, desejo, vontade, propósito, disposição.

Definição:Zhi é o espírito dos rins. Normalmente se relaciona com nossa capacidade de dar rumo à vida apesar dos obstáculos, é a força de vontade interior para completarmos nossas tarefas.

Qi e Zhi: Zhi também ajuda a direcionar o qi do coração, nos mantendo firme no propósito, bem como nos ajudar a transmitir as palavras certas e precisas. “ se o qi está concentrado(yi) ele move o qi, se o zhi está focado (yi) ele move o qi”.

Zhi e memória: Há uma relação no clássico das categorias entre Zhi e memória, especialmente a memória de longa duração.

Zhi e Jing: Ambos relacionados ao rim, são aspéctos de concentração, reunião, firmeza e estabilidade.

Persistência: a capacidade de se manter fiel aos princípios da vida ao Dao, de seguir uma disciplina e prática espiritual também se relacionam com a força de vontade (zhi).

Dao: Zhi é a atualização do Dao, do caminho, na vida quotidiana, por isso muitas vezes expressa o próprio desejo.

Zhi e Shen: Tanto o espírito do coração shenxin quando zhixin são usados para relacionar-se com a atividade mental.

Questão: Como está sua prática de meditação, sua persistência nos projetos pessoais e a capacidade de ficar firme em seus propósitos. Você já realiza uma prática de sentar-se todos os dias?

Seu caminho é apenas um caminho ou caminho com um coração, você é capaz de se manter fiel aos princípios que elegeu para orientar a sua vida, seguir com dedicação seus próprios designios, assim o Dao se torna vivente. Zhi é a base firme da vontade verdadeira que orienta todas as ações.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.