Enciclopédia de Acupuntura – 24 Inteligência, intenção.

24- Inteligência, intenção.
Ideograma:意
Romanização:yì

Tradução literal: idéia, significado, desejo, intenção, poder mental, som do coração, atenção.

Definição:Espírito do baço que ajuda na formação da intenção. Quando saudável reflete na inteligência e na capacidade de aprendizado.

Funções: Ajuda a fazer a relação entre o corpo e a mente, ajuda no movimento do qi pelo corpo. Nos dá a capacidade de manter propósito, clareza de pensamentos, altruísmo e simpatia.

Artes marciais e qi gong: Yi recebe muita ênfase nas artes marciais pois se diz que onde se direciona a Yi, intenção, o qi também é direcionado. Assim também na medicina chinesa o terapeuta deve usar sua intenção para direcionar e retificar o qi do paciente e a importância de se cultivar a plena atenção no instante do agulhamento.

Sintomas comuns: falta de concentração comuns nas depressões comportamento obsessivo compulsivo. Excesso de pensamentos e falta de ação, distúrbios alimentares, pensamento ilógico, cuidado excessivo com os outros e inabilidade de cuidar de si mesmo.

Estudo: Nos dá capacidade de concentração, estudo e memorização de informações para o trabalho. É a aplicação prática do espírito no mundo.

Causas de desequilíbrio: excesso de preocupação e pensamento, preocupação excessiva com os outros, hábitos alimentares ruins, também é afetado por desequilíbrios que afetem shen e hun.

Mudanças com tratamento do Yi: Terminar os projetos que começou, capacidade de se expressar claramente, mais centrado e não tão desorientado pelos outros, ficar mais com os pés no chão, mais presente, mais atento, capaz de superar obstáculos.

Concentração: A capacidade de se concentrar sobre um tema um assunto, ou até mesmo o estado de concentração no momento do agulhamento para buscar tonificar ou sedar um ponto recebem forte influência de Yi.

Questão: Como estão o direcionamento da sua intenção, você desiste dos seus projetos no meio do caminho ou você os termina? Você é capaz de mover o Qi pelo seu corpo pela sua vondade, pode emitir energia pelas mãos?

Yi se relaciona com a intenção, atenção e inteligências juntos. Atuação prática sobre o mundo digerindo idéias e consciente da realidade. A função de Yi permite relacionar-se com o mundo de maneira total, fazendo e atuando além da simples racionalidade e se traduz numa eficiência na ação.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.