Enciclopédia de Acupuntura – 23 Alma corpórea

23- Alma corpórea
Ideograma:魄
Romanização:pò

Tradução literal:alma corpórea.

Definição:É a contraparte yin da alma, reside no pulmão e ligado ao corpo, dissolve-se com a morte do corpo. Corresponde às expressões somáticas da alma, como sensações.

Origens: E considerada uma manifestação da essência relacionadas às sensações e emoções. Está para a essência como hun para o shen, mantém o dinamismo da essência. Tem origens na essência materna ao final da vida a alma corpórea volta a terra.

Sentidos: relacionado aos primeiras percepções do mundo e as funções fisiológicas relativas aos sentidos de audição, visão, sensação. Assim, o declínio da visão e da audição da velhice está relacionada ao po.

Choro e tristeza: Relacionado ao pulmão e a tristeza, choro e dor somática bem como dores emocionais.

Liberação emocional: É possível traçar uma relação entre a respiração e as liberações emocionais tanto nas práticas bioenergéticas quanto no caso da meditação que acalma a mente. O equilíbrio emocional, a estabilidade e proteção contra abalos emocionais também se relacionam a alma corpórea.

Dia: assim como a alma etérea se relaciona, na maioria das vezes, com problemas noturnos, a alma corpórea se relaciona aos hábitos diários.

Maternidade: O processo nutritivo e de estimulo da criança nos primeiros meses é feito através do po.

Emoções primordiais: Todas as vezes que passamos por uma separação durante a vida, a tristeza e o po são convocados e merecem ser tratado, isso vem da relação com a separação da figura materna.

Questão: Ao fazer uma prática respiratória você consegue perceber o Qi circulando? Isso ajuda a liberar suas emoções?

Po ou a alma corpórea é a expressão física do espírito suas funções vitais mais importantes, os sistemas vitais, digestório, respiratório e as funções estimuladas pelo contato físico e verbal materno.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.