Enciclopédia de Acupuntura – 22 Alma etérea

22- Alma etérea
Ideograma:魂
Romanização:hún

Tradução literal:alma, espírito, temperamento.

Definição:Espírito alojado no fígado. Corresponde a noção ocidental de alma. De acordo com as crenças ancestrais ele entra no corpo logo após o nascimento e após a morte ele volta aos céus (tian). É a correspondência mais próxima das crenças espiritualistas em geral,pois o Hun dos mortos pode ser fonte de enfermidade para os vivos. Hun tem uma autonomia com relação à shen, mente, ou o psiquismo do coração.

Gui: Presente no ideograma de hun, gui corresponde aos fantasmas ou demônios e, segundo Macioccia, corresponderia ao lado sombrio e não racional e intuitivo da mente.

Correspondências psíquicas: Hun é responsável pela vida onírica, pelas visões, premonições, intuições e até para experiências fora do corpo, além de exercer a função de planejamento de ações futuras e de buscar alcançar metas de vida. Quando a pessoa parece sem rumo, hun pode estar vagando.

Yin do fígado: Assentado no fígado e de natureza yang, uma boa regulação de hun depende especialmente do sangue (xué) do fígado estar bem armazenado. Quando isso não acontece pode refletir na vida psíquica, especialmente na qualidade do sono e dos sonhos. Podemos especular que o movimento rápido dos olhos é expressão do hun.

Relacionamento e dinamismo: A relação entre a alma etérea e a mente facilita a capacidade de exteriorização da mente, tanto criativamente quanto na relação com as pessoas e com o mundo, a capacidade de auto-reflexão e inspiração são potencializadas por essa relação.

Relação entre shen e hun: Se hun está forte demais pode gerar descontrole emocional, excesso de planos e pouca realização, se na relação, shen está dominando demais, pode haver rigidez que leva à depressão, ao isolamento e a falta de objetivos. A relação harmônica entre os dois traz uma vida criativa e fecunda.

Hun e equilíbrio emocional: Hun e o fígado permitindo o livre fluxo de Qi, impedem que as emoções se tornem destrutivas e causas de doenças.

Questão: Você se sente uma pessoa criativa, escuta suas intuições e insights sobre os acontecimentos ao seu redor, sua vida é rica em sonhos e projetos? Você pratica imaginação ativa?

Hun é nosso corpo astral, nossa dimensão psíquica que pertence ao mundo dos sonhos e deixa o corpo no momento da morte, permanecendo pleno de memórias anteriores da vida física. Essa conexão com o inconsciente é fonte de intuições, visões e uma vida criativa.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.