Enciclopédia de Acupuntura – 16 Terra

16 – Terra
Ideograma:土
Romanização:tǔ

Tradução literal: terra

Definição: Uma das cinco fases correspondente ao estio, à cor amarela, ao sabor doce, ao órgão do baço e do estômago, seu som é o canto.

A terra gera os dez mil seres:Na medicina chinesa o baço e estômago estão relacionados com o elemento terra, e são a raiz da geração e transformação de Qi, energia, e Xue, sangue. Porque o Qi e o sangue nutrem todos os órgãos o baço e estômago estão ligados à terra que nutre as plantas e os animais.

A terra é mãe de todos os órgãos: O baço tem uma função de nutrir todo o organismo, havendo inclusive uma escola que dá ao baço um papel destacado da harmonia dos cinco elementos, sendo considerado o órgão mais importante.

A terra gosta do calor e da secura: O Qi do baço é basicamente yang qi, assim a umidade pode afetá-lo diminuindo suas funções. A umidade causada tanto por alimentos e bebidas frias quanto pelo excesso de alimentos pode afetar a função da terra.

A terra pode perder o controle da água:O baço e estômago têm função de movimentar e transformar os fluidos corporais, se sua energia está deficiente, podem surgir edemas e acúmulos de umidade pelo corpo.

A terra não gerando o metal: deficiência no baço pode levar à uma deficiência do pulmão, gerando desmaios, voz fraca, transpiração espontânea e facilidade para invasão de fatores patogênicos externos.

Se a terra está deficiente pode ser invadida pela madeira: clinicamente indica a tendência do fígado de invadir o centro, baço-estômago, quando em excesso.

Se a terra está deficiente a água pode ser rebelar: indica a tendência de acumulação de umidade no caso de deficiência do baço.

Forma do corpo: Cútis amarelada, face arredondada, mandíbulas largas, cabeça grande, ombros e dorso bem desenvolvidos, abdome largo, músculos da coxa e da panturrilha largos, músculos bem torneados.

Questões: Como está sua terra, muito úmida, você está acima do peso? Você está consciente da energia dos alimentos que consome?

A terra é o elemento central, transforma e distribui todo Qi do organismo, sua saúde determina um pensamento claro e energia para realizar as tarefas do dia-a-dia, nutrindo a si mesmo e aos outros com equilíbrio.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.