Enciclopédia de Acupuntura – 15 Fogo

15 – Fogo
Ideograma:火

Romanização: huo

Tradução literal: árvore

Definição:Uma das cinco fases correspondente ao verão, à cor vermelha, ao sabor amargo ao órgão do coração e do intestino delgado, seu som é o riso.

A natureza do fogo é ascender:Não importa onde se origine o fogo interno, a natureza dele é sempre subir para o coração e/ou pulmão.

O excesso do fogo derrete o metal: Na prática clínica indica o fogo do fígado que afeta o pulmão.

Fogo não gerando a terra: Um vazio do coração pode gerar um vazio do baço.

Forma do corpo: cútis avermelhada, dentes largos, cabeça pequena e pontiaguda, músculos dos ombros bem desenvolvidos, cabelos encaracolados ou pouco cabelo, mãos e pés pequenos, caminha com energia.

Alquimia: Junto com a água o fogo gera um eixo rim-coração, formando um canal unitário, o fogo é o exemplo máximo do yang, enquanto a água é o exemplo máximo do yin.

Espírito: É no coração que se abriga o espírito do homem, entendido como vitalidade, oua idéia de mente e emoções, a alegria, as paixões estão todas relacionadas ao elemento fogo. A alegria alcançada com o equilíbrio do elemento fogo não é uma euforia, mas uma alegria serena.

Fogo imperial e ministerial: O clássico do imperador amarelo relaciona o fogo do coração e do intestino delgado ao fogo real ou imperial, enquanto o fogo originário dos rins, passando pelo fígado, vesícula e triplo aquecedor e chamado de fogo ministerial.

Sonhos: Quando o fogo emerge num sonho, quando o paciente fala dormindo, ou ri dormindo, isso se relaciona com o desequilíbrio no elemento fogo. De maneira geral, a presença de um elemento como símbolo nos sonhos pode dar pistas sobre o estado daquele elemento.

Questões: Como está seu fogo, seu espírito, sua vitalidade, sua alegria de viver? Você promove algum processo de alquimia interior na transformação das energias psíquicas buscando a serena alegria de viver? Qual foi a última vez que você deu uma boa risada?

O elemento fogo é a expressão do yang nos cinco elementos; responsável pela harmonia dos pensamentos e pela alegria, abrange os aspectos psíquicos da saúde e tem no imperador, coração, o órgão regente de todos os demais.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.