Enciclopédia de Acupuntura – 13 Teoria dos Cinco Elementos

13- Teoria dos Cinco Elementos
Ideogramas:五行学说

Romanização:wǔxíngxuéshuō

Tradução Literal:cinco, ir/movimentar, escola, estudo, doutrina.

Definição: Uma das teorias filosóficas da prática médica da China antiga que relaciona a composição e a evolução do universo físico, definida pela natureza e as relações de geração e restrição das cinco fases: madeira, fogo, terra, metal e água. Dão a direção ideológica e metodológica da fisiologia, patologia, diagnóstico e tratamento.

Sinonímia: teoria dos cinco reinos mutantes, das cinco fases, dos cinco movimentos, doutrina dos cinco elementos.

Ciclo de geração: madeira alimenta o fogo, que cria a terra, que esconde o metal, que carrega a água, que nutre a madeira. Essa relação geração se dá entre o elemento “mãe”e o “filho”.

Ciclo de controle: a madeira invade a terra; a terra absorve a água; a água apaga o fogo; o fogo derrete o metal; o metal corta a madeira.

Utilidade:Embora tenha escolas que trabalhe exclusivamente com o modelo de cinco elementos, tratam se correntes reducionistas, na verdade, várias deduções a partir dos cinco elementos não funcionam, apesar disso, a maior parte das conclusões são relevantes e funcionam do ponto de vista pedagógico.

Elemento madeira fogo terra metal água
mentalidade Sensibilidade Criatividade Racionalidade Intuição Espontaneidade
emoção Raiva Alegria Ansiedade Tristeza Medo
órgão Fígado Coração
Pericardium Baço Pulmão Rins
víscera Vesícula Int. Delgado
San Jiao Estômago Int. Grosso Bexiga
sentido Visão/olho Fala/língua Paladar/boca Olfato/nariz Audição/ouvido
gosto Azedo Amargo Doce Pungente Salgado
tecido Tendão Vasos Carne Pele Ossos
fluido Lágrimas Suor Saliva Muco Urina
fase da vida Nascimento Juventude Adulto Idoso Morte

Questões: Com qual dos elementos você se identifica mais? Você pode observar as fases da vida e energia de cada um nos cinco movimentos?

Cinco elementos junto com yin-yang formam as idéias chinesas mais amplamente utilizadas em todos os campos da racionalidade médica desenvolvida na china. Através deles, podemos descrever a dinâmica das enfermidades e descobrir a origem do desequilíbrio.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.