Enciclopédia de Acupuntura – 12 Yin e Yang

12 – Yin e Yang
Ideogramas:阴阳

Romanização:yīnyáng

Definição: Funções gerais de oposição e complementariedade encontradas na natureza. Movimento incessante que provoca todos os fenômenos de transformação.

Corpo: No corpo, acima da cintura é yang e abaixo, yin; o exterior é yang, o interior é yin; as costas são yang e frente é yin, a parte lateral é yang, a medial é yin.

Zang fu: as víceras, fu, são yang, os órgãos, zang, são yin.

Função e forma física: Os órgãos tem funções consideradas yang e a forma considerada yin. A relação harmônica entre os dois polos é base da fisiologia energética. Todos os órgãos são tem porções yin e yang, podendo se falar do yin do rim, ou do yang do rim.

Diagnóstico:Não importando quão complexa seja a manifestação clínica, sempre serão reduzidas às duas categorias: Yin ou Yang. Por exemplo: Síndromes interiores de deficiência, e síndromes de frio são consideradas yin; enquanto síndromes de exterior, excesso e calro são consideradas yang.

Princípios: Yin e Yang são opostos, interdependentes, se auto-consomem, se transformam um no outro e guardam uma parte yin no yang e yang no yin.

Sinais:
a) na face: Yang (vermelha, agitada); Yin (pálida, fria)
b) boca: Yang (voz forte, seca, sede); Yin (voz fraca, sem sede)
c) urina: Yang (escura); Yin (abundante e clara)
d) língua: Yang (vermelha/amarela); Yin (pálida, com a língua inchada)
e) pulso: Yang (rápido, flutuante, cheio, forte); Yin (lento, profundo, vazio, fraco)

Tratamento: Muito comum no tratamento com ervas e na dietoterapia, procurar plantas com propriedades opostas afim de equilibrar o organismo. Assim, se usa plantas yang pra tratar enfermidades yin.

Questões: Observando seus sinais, você se considera uma pessoa mais yin ou yang?

Yin e yang é muito útil na prática clínica do diagnóstico ao tratamento, não sendo apenas uma teoria filosófica, mas um fundamento sempre aplicado. Na verdade, pode-se resumir dizendo que a noção de saúde na medicina oriental é uma questão de saber equilibrar o yin e o yang em todos os seus aspectos.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.