Enciclopédia de Acupuntura – 11 Teoria do Yin Yang

11-Teoria do Yin Yang

Ideogramas:阴阳学说

Romanização:yīnyángxuéshuō

Tradução literal: princípio passivo, princípio ativo, estudo, fala.

Definição: Conceito filosófico antigo que relaciona dois aspectos opostos na natureza que se relacionam um com o outro.

Origem: Os ideogramas tradicionais descrevem uma colina sombreada e outra iluminada pelo sol,assim, o ideograma aponta para a observação da natureza e sua dinâmica de alternância entre claro-escuro, dia-noite, atividade-passividade, movimento-repouso, frio-quente, interior-exterior, substância-função, vazio-cheio, nascimento e morte.

Fundamento: A teoria do yin-yang permeia todos os aspectos do sistema teorético da MTC. É usado para explicar estruturas orgânicas, funções fisiológicas, mudanças patológicas, diagnóstico e tratamento.

Dualista: Segundo a teoria do yin-yang, tudo no universo pode ser divido em dois aspectos de yin-yang ad infinitum. Por exemplo, o dia é yang em relação à noite, mas a manhã é mais yang do que a tarde, sendo o yang dentro do yang.

Livro das Mutações: Os hexagramas são compostos de linhas yang, retas, e yin, vazadas. A combinação entre yin e yang nos 64 hexagramas descreve, segundo o Yi Jing (I Ching), todas as manifestações possíveis na natureza.

Dialética: Modernos pensadores chineses relacionam a teoria do yin-yang com a dialética materialista.

Tai ji: Conhecido como símbolo do yin-yang, mostra a relação de complementariedade entre o yin e o yang que permanecem em equilíbrio dinâmico se transformando um no outro continuamente.

Yin-Yang e Qi: A filosofia chinesa guarda uma relação estreita em de Yin-Yang e Qi, sendo aqueles geradores deste.

Questões: Como você percebe durante um dia, as relações entre o yin e o yang ao seu redor? Como você pode harmonizar sua vida a partir dessas percepções?

A teoria do Yin-Yang permeia todas as áreas de pensamento chinês, derivando da relação entre eles a noção de harmonia, saúde e longevidade. Os ciclos da vida e a impermanência de todas as coisas também se expressam na alternância entre os princípios de expansão e contração do universo.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.