Enciclopédia de Acupuntura – 09 Diferenciação de síndromes tratamento

09 –Diferenciação de síndromes tratamento

Ideogramas:辨证论治

Romanização:biànzhènglùnzhì

Tradução literal: diferenciação, evidência, teoria, cura

Definição:Método de diferenciação de padrão/síndrome, por uma análise e síntese de informações clínicas obtidas através do exame de sinais e sintomas, que permitem determinar em que estágio a doenças está, sua localização, o grau de resistência energética ao fator patogênico e planificar um tratamento adequado.

Método: Obtenção da informação pela inspeção, auscutação, olfação, interrogatório e palpação e classificação pelos oito princípios.

Doenças: Embora também se utilize método de discriminação de doenças, o método “biànzhèng”, de diferenciação de síndromes,é o método principal.

Propriedades do sistema de diferenciação de síndromes.
a) diferenciação por paciente: doenças que ocidentais consideram iguais podem ser causadas como conseqüências de síndromes energéticas diferentes e tratamentos individuais.
b) diferenciação por estágios: são formas de diferenciar o nível em que se encontra o fator patogênico de acordo com o nível energético que vai determinar tratamentos diferentes.
c) diferenciação de método: mesma síndrome pode ser tratada por diversas estratégias.
e) diferenciação de doenças: doenças diferente, se elas reúnem o mesmo zhèng (padrão) podem ser tratadas da mesma forma.

Distinção: Padrões energéticos não correspondem exatamente às doenças ocidentais, uma mesma doenças podem ocorrer segundo diversos padrões e um mesmo padrão pode acarretar doenças diferentes.

Protocolos: Como a diferenciação de síndromes é individual, a busca de tratamentos pré-determinados para uma doença pode não funcionar.

Pesquisas: O método individualizado dificulta as pesquisas com protocolos genéricos de tratamentos.

Questões: Você faz diagnóstico usando o método de diferenciação de síndromes ou usa protocolos para tratar seus pacientes? Como a diferenciação de síndromes diferencia a medicina tradicional chinesa da medicina predominante no ocidente?

O método de reconhecimento de síndrome e escolha de tratamento chinês é permite uma visão de conjunto da saúde e do tratamento, exigindo uma prática clínica criativa e individualizada.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.