Enciclopédia de Acupuntura – 08 Holismo

08- Holismo
Ideogramas:整体观念
Romanização: zhěngtǐguānniàn

Tradução literal: todo, corpo, contemplação, conceito

Sinonímias:visão holística, conceito orgânico do corpo, visão sistêmica, visão de conjunto, visão integral, visão global, visão de completude-unidade.

Antinomias: visão cartesiana, especialismo, visão microscópica, visão parcial, visão unilateral.

Definição:Princípio filosófico que considera o corpo humano como um todo orgânico, que é integrado na relação com o meio externo.

Princípio: O holismo na MTC sustenta que o corpo é uma integração de vários órgãos e vísceras com funções fisiológicas coordenadas e relacionadas. Essa integração se dá pelo sistema de meridianos e sua relação com os órgãos e vísceras.

Equilíbrio: De acordo com a visão holística, o corpo produz um equilíbrio dinâmico da unidade de opostos de yin e yang, mantendo os sistemas homeostáticos e harmonia entre estrutura e função.

Cinco elementos: Pela teoria dos cinco elementos os órgãos e vísceras interagem entre si, restringindo ou fortalecendo as atividades de maneira dinâmica e equilibrada nos ciclos de geração e de controle.

Parte e todo: A noção de relação entre a parte e o todo é central na MTC, não adoecemos apenas em um órgão, ou função, “tudo está ligado a tudo”, quanto maior a visão de conjunto, melhor a experiência clínica. Por exemplo, o fígado está ligado aos olhos e às unhas.

Prática: A observação da relação entre uma enfermidade localizada e o conjunto do corpo, a doença é observada como um desequilíbrio sistêmico. Diagnóstico e tratamento, ambos são orientados pela noção de holismo na medicina chinesa.

Medicina ocidental: Enquanto a medicina ocidental ainda dá ênfase ao bom funcionamento dos órgãos, a medicina chinesa vai além, considerando também a ação sinergética dos órgãos.

Coração: O coração tem a função de governar todos os outros órgãos além das funções mentais, o que reforça a unidade mente-corpo da MTC.

Questões: Você já observou relações holísticas em pessoas enfermas? E em pessoas saudáveis? Como a relação mente-corpo pode afetar sua saúde?

O holismoimplica em uma prática clínica complexa e individualizada, cada paciente é uma totalidade, assim,podemos dizer que “não existem doenças, mas pessoas doentes.”

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.