Enciclopédia de Acupuntura – 07 Correspondência entre natureza/céu e homem

07- Correspondência entre natureza/céu e homem
Ideogramas: 天人相应
Romanização: tiān rén xiāng yīng

Tradução literal: céu, natureza, homem, mútua, resposta (correspondência)

Sinonímias: relação macro-microcosmos, integração homem com meio, observância das leis da natureza, seguir os desígnios celestiais.

Definição: Um dos conceitos básicos da medicina tradicional chinesa que enfatiza a natureza adaptativa dos homens de acordo com seu ambiente. A correspondência entre a estrutura, funções fisiológicas, mudanças patológicas do homem, como microcosmos, e as mudanças na natureza como o macrocosmos.

Filosofia: Todo o pensamento filosófico que sustenta a medicina chinesa está apoiado no princípio de correspondências, ele é tão central que Paul U. Unschuld, um famoso sinólogo alemão, chamou a medicina chinesa como a medicina das correspondências sistemáticas.

Taoísmo: O sistema de correspondências tem heranças no taoísmo que afirma, porexemplo, que “o Tao (caminho) é se submeter à natureza”, “o homem segue a natureza, a natureza a terra, a terra os céus, os céus o Tao e o Taosegue a natureza”

I Ching: O livro das mutações e suas linhas demonstram a base de correspondências entre Yin e Yang, entre o Céu e a Terra eindica que Homem que deve viver em harmonia, seguindo os princípios celestiais.

Prática clínica: Toda a teoria básica de correspondências está no estudo do Yin e Yang, que é essencial para diferenciação de síndromes, diagnóstico.Há também correspondências dos cinco elementos com cores, estações, órgãos, patologias, música, animais, sabores, grãos, etc.

Correspondências: “o céu e redondo a terra quadrada, a cabeça é redonda os pés quadrados, o no céu há o sol e a lua e na face há dois olhos, no céu há chuva e vento enquanto o homem tem alegrias e raiva, no céu há quatro estações e no homem quatro membros, no céu há cinco tons musicais e no homem há cinco órgãos e vísceras, no céu há yin e yang e no homem há marido e mulher, no céu há o dia e a noite enquanto o homem tem sono e fica desperto…”

Questões: Como a cosmovisão chinesa afeta sua prática clínica? Quão adaptado você está às mudanças das estações do ano? Existe uma lei natural, um caminho, um Tao a ser descoberto na contemplação da natureza? Como o I Ching, o Tao Te King podem ajudar a entender a MTC?

Muito antes de Darwin e do pensamento ecológico, a noção de saúde da medicina chinesa está em colocar o homem em harmonia com a natureza seguindo os ritmos celestiais.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.