Enciclopédia de Acupuntura – 06 Preservação da Saúde

06- Preservação da Saúde
Ideogramas:养生
Romanização:yǎngshēng

Tradução literal: Cultivo, nutrição, vida, vitalidade, crescimento

Definição:práticas tradicionais populares de cuidados com a saúde para promover e prevenir doenças aumentando a longevidade, também chamado de cultivo. Essas práticas de longevidade visão preservar a essência.

Sinonímias: cultivo de bons hábitos, atitude mental correta, busca da virtude.

Formas de preservar a saúde: cultivo de uma alimentação equilibrada, lazer, vida sexual, exercícios físicos, hábitos diários de higiene saudáveis, de sono, de trabalho além do cultivo mental, emocional e a busca da virtude e da simplicidade.

Cultivo sazonal: Nos textos clássicos encontramos recomendações de preservação da saúde e reabilitação a serem tomados de acordo com as estações do ano.

a) Primavera: com ascensão do yang qi sugerem evitar ficar raivosos e buscar atividades alegres expressem as emoções como dançar e cantar.
b) Verão: Com dias mais longos deveríamos praticar a sesta, dormindo após o almoço.
c)Outono: Deveríamos acordar mais cedo e ir dormir mais cedo.
e)Inverno: Tempo adequado ao recolhimento e ao cultivo da tranqüilidade mental.

Sabedoria popular: A medicina chinesa valoriza diversas formas populares que parecem de senso comum para cultivo da saúde e preservação da vida.

a) não pisar no chão descalço;
b) não se expor ao vento frio depois de um banho quente;
c) tomar canja de galinha durante a gravidez;
d) atividade sexual regular sem excesso promove a longevidade e preserva a essência;

Psicossomática: Milhares de anos atrás a medicina chinesa prevenia contra os desequilíbrios nos padrões de pensamento e emoções e suas relações com a saúde.

Questões: Como você cuida da sua alimentação? Como você está cuidando das suas emoções para manter a paz de espírito? Quais os elementos da cultura popular que podem ser consideradas práticas de saúde e quais são apenas superstições? Quais hábitos saudáveis você pode incluir na sua vida?

A medicina chinesa, milenar, traz diversas práticas de preservação da saúde, energia, essência e espírito através de exercícios, hábitos saudáveis e atitude mental saudável.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.