Enciclopédia de Acupuntura – 05 Estudos dos Pontos de Acupuntura

05- Estudos dos Pontos de Acupuntura
Ideogramas:经穴学
Romanização: jīngxuéxué

Tradução literal: canais pontos estudo

Definição: Ramo da acupuntura que lida com o estudo das localizações dos pontos e suas teorias e funções relacionadas.

Sinonímia: estudo de acupontos, seleção de pontos, categorização de pontos de acupuntura.

Pesquisa: Neuroimagens tem demonstrado efeitos reativos em áreas do cérebro e pontos de acupuntura que não guardam relações anatômicas, por exemplo, pontos associados com a visão e audição tradicionalmente estimulam as respectivas áreas cerebrais.

Localização: os pontos de acupuntura são encontrados de acordo com medidas corporais do paciente, a medida de cun (pronunciado tsun) é uma referência base para as localizações, além de outras baseadas em proporções anatômicas e palpação.

Diversidade: embora existam mais de 400 pontos de acupuntura, alguns são raramente utilizados enquanto outros têm um amplo aspecto de funções sendo comumente selecionados.

Nomenclatura:os pontos de acupuntura têm nomes chineses e receberam uma nomenclatura padrão baseada na abreviatura do canal correspondente,por exemplo, Tai Chong, ou o assalto supremo, denominado F3, indicando o terceiro ponto do canal do fígado. O estudo da nomenclatura tradicional chinesa parece indicar funções dos pontos.

Classificação dos Pontos: os pontos são agrupados de acordo com suas funções, por exemplo, os pontos podem ser – Xi, Yuan, Luo, Shu, Back-shu, Mu, Hui.

Pontos extras:o estudo dos pontos de acupuntura não se limitam aos pontos que compõem os canais, existem centenas de pontos fora de canais que podem compor inclusive microssistemas próprios como pontos auriculares, palmares, escalpelares.

Questões:Você realmente sabe localizar e inserir os pontos com precisão ou apenas agulha aproximadamente? Você consegue ver ou sentir o Qi nos pontos de acupuntura? Você já desenhou seu próprio atlas de acupuntura?

O estudo dos pontos de acupuntura é o mais importante estudo prático da medicina chinesa, a localização dos pontos com precisão faz toda a diferença nos resultados e na prática clínica.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.