Enciclopédia de Acupuntura – 03 Estudo do Diagnóstico na Medicina Chinesa

03- Estudo do Diagnóstico na Medicina Chinesa
Ideogramas:中医诊断学

Romanização: zhōng yīzhěnduànxué

Tradução literal: medicina chinesasemiologia, estudo do diagnóstico

Definição: Ramo da medicina tradicional chinesa que lida com os procedimentos e práticas de exame de pacientes determinando doenças e diferenciando síndromes, identificando padrões de sinais e sintomas das doenças, também chamada semiologia na medicina chinesa.

Sinonímia: sintomatologia, diagnose, observação de sinais e sintomas, semiótica.

Antinomia: intuição, percepção direta, apreensão direta, conhecimento não inferencial, insight.

Tipos de Diagnósticos:Há quatro formas de diagnóstico na medicina tradicional chinesa – observar 望 wàng, ouvir e cheirar闻 wén, perguntar 问wèn,tocar切 qiè.

Estudo: o estudo do diagnóstico na medicina chinesa é um dos capítulos mais complexos da medicina chinesa, sendo preciso muito estudo para conseguir diferenciar as síndromes de maneira dinâmica. Entretando as síndromes não indicam uma etiologia, mas apontam uma estratégia de tratamento.

Conhecimento: “conhecer o exterior para identificar o interior” o diagnóstico é tradicionalmente baseado no exame de sinais e sintomas exteriores, hoje em dia, entretanto os exames médicos ocidentais são utilizados também.

Holística: O diagnóstico em medicina chinesa é talvez um dos mais amplos existentes, desde que em contato com o paciente o clínico passa a observar a força da voz, o brilho dos olhos, a cútis, o cheiro do corpo, os cabelos, a língua e o pulso.

Distinções: diagnóstico de pulso, canal e língua são extremamente complexos e distintos das outras práticas médicas contemporâneas.

Negligência: O estudo do diagnóstico é comumente negligenciado no ocidente em razão da adoção de tratamentos da MTC para doenças ocidentais, não dando ênfase ao diagnóstico oriental.

Questões: Você estuda o diagnóstico oriental com ênfase ou apenas aplica agulhas aos sintomas sob a ótica ocidental? Você trata síndromes energéticas ou busca etiologias ocidentais? Como você concilia o diagnóstico tradicional chinês com os exames laboratoriais modernos?

O estudo do diagnóstico na medicina chinesa é um ramo central do estudo da medicina chinesa muitas vezes negligenciado, seu estudo vai determinar a qualidade prática na clínica.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.