Enciclop̩dia de Acupuntura Р01 Medicina Tradicional

01-Medicina Tradicional
Ideogramas: 传统医学

Romanização: chuántǒngyīxué

Tradução literal: transmissão, tradição, convenção,estudo médico, medicina

Definição: Soma total de conhecimento, habilidades e práticas de cuidados holísticos para manutenção da saúde e tratamento de doenças baseadas em teorias, crenças e experiências transmitidas de geração a geração.

Definição da OMS: as práticas de saúde, conhecimento e crenças que incorporam medicinas baseadas em plantas, animais e minerais, terapias espirituais, técnicas manuais e exercícios aplicados singularmente ou em combinação com o tratamento diagnóstico e prevenção de doenças e manutenção do bem-estar.

Sinonímia: medicina complementar, medicina alternativa, medicina não-convencional, etnomedicina, medicina indígena.

Antinomia: medicina profissional científica, ocidental, halopática.

Profissionalização da Medicina Tradicional: ocorre com a medicina chinesa, formando um conhecimento mais organizado com sistema de morfologia, fisiologia, diagnóstico, terapêutica e doutrina sendo incorporado aos processos modernos de pesquisa.

Empirismo: com base nas práticas transmitidas de geração a geração a medicina tradicional não encontra comprovação científica e independe desta para sua legitimidade.

Cientificidade: Atualmente as práticas tradicionais encontram bases em pesquisas modernas no campo da física quântica, da neurofisiologia e outros ramos que comprovam e sustentam as práxis tradicionais.

Questões:Como você se coloca como pesquisador de uma medicina tradicional e seus paralelos com a medicina científica? Valoriza as bases cosmogônicas ancestrais em diálogo com a ciência moderna ou se baseia apenas na tradição ou apenas na medicina moderna materialista desprezando a tradição ancestral? Você estuda apenas as tradições desprezando a metodologia científica?

A medicina tradicional reúne práticas experimentais comprovadas por eras de pesquisas empíricas sendo considerada patrimônio da humanidade a ser atualizado e preservado pela pesquisa que vem confirmando os conhecimentos tradicionais.

wwww.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.