Enciclopédia de Acupuntura – 14 Madeira

14 – Madeira
Ideograma:木

Romanização:mù

Tradução literal: árvore

Definição: Uma das cinco fases correspondente à primavera, à cor azul-verde, ao fígado e à vesícula biliar, seu som é o grito.

Início: A madeira é início do movimento das cinco fases, enquanto a água é o final.

Madeira se expande: a energia do fígado gosta de se expandir livremente, sem bloqueios.

Madeira causa de centenas de doenças: Corresponde a estagnação do qi do fígado, comumentepresente enfermidades crônicas e muitas vezes causa destas.

Flexibilidade: Afetando os tendões e o enrijecimento por falta de sangue está associado à madeira.

Madeira se transforma em fogo: por causa da natureza Yang do Qi do fígado, quando estagnado pode gerar calor perverso ou até mesmo fogo.

Fogo na madeira afeta o metal: O fogo tende a subir e atingir os pulmões o que pode gerar tosses e fleuma.

Madeira invade a terra: O fígado estagnado tende afetar horizontalmente a terra, tornando o Qi do baço deficiente e podendo gerar calor no estômago, entre outras desarmonias.

Deficiência na madeira gera vento: A estagnação do Qi do fígado gerando calor e fogo pode afetar o sangue e acarretar o aparecimento de vento interno.

Forma do corpo: Cútis esverdeada, cabeça pequena, face alongada, ombros largos, dorso ereto, corpo musculoso, alto, mãos e pés pequenos.

Sonhos: É comum aparecer relações com simbolismo do elemento madeira em sonhos.

Questões: Reflita, como está sua iniciativa pessoal, sua flexibilidade, como está o elemento madeira em você? Você expressa livremente suas emoções, ou ainda há muitas emoções contidas?

A madeira é o início do movimento, cheio de energia expansiva e liberando as emoções e o corpo, permitindo a flexibilidade, a ação firme e direcionada para os objetivos a serem alcançados.

www.multiversidade.com

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.