discutindo acupuntura pedagogia da acupuntura

pedro ivo discutindo acupunturatO ensino da acupuntura é um dos temas centrais nesse podcast em que converso com o companheiro Pedro Ivo, antropólogo, educador e colaborador da UNIPAZ-GO.

Neste quarto episódio do podcast discutindo acupuntura iremos refletir juntos sobre o ensino da acupuntura. A conversa aborda temas muito importantes para o estudante como os dilemas da pedagogia, as modalidades de educação continuada e como preservar um sistema mais tradicional de ensino da medicina chinesa.

Pedro nos fala de uma pedagogia inciática que está muito além da informação no ensino e aprendizagem da medicina chinesa. Nos alerta para a importância da medicina chinesa muito além da prática clínica, mas para uma verdadeira mudança de olhar sobre a vida.

Pedro exemplifica com sua vivência e gentileza a importância do cotidiano na atualização da medicina tradicional chinesa na sua vida, no cuidado da sua família e dos seus filhos. Ele tem desenvolvido um trabalho importante nessa área e é defensor do empoderamento das mulheres no processo de gestação chamando os acupunturistas a participarem dessa luta.

Pedro Ivo destaca que o papel do acupunturista está muito além da dicotomia saúde x doença e se trata de ajudar, de facilitar um ajuste que é natural do corpo diante das mudanças e das mutações.

Outro tema citado é o documentário o renascimento do parto que foi dirigido por uma colega acupunturista em Brasília. Quem ainda não viu, vale a pena assistir.

Para saber mais sobre o trabalho do Pedro Ivo, visite a sua página no facebook ACUPUNTURA ARTESANAL

O podcast discutindo acupuntura é uma iniciativa do Professor Mário Fialho, que ensinar acupuntura na multiversidade.com em Niterói, Rio de Janeiro, reunindo amigos que refletem sobre a acupuntura no Brasil numa perspectiva avançada, libertária e para todos. É a nossa contribuição para trazer as conversas tão fundamentais que não encontramos na grande mídia. Se você gostou e quer incentivar essa iniciativa, curta e compartilhe, deixe um comentário e participe deste debate. Somos todos interessados na sua opinião.

O ensino da acupuntura nos seus fundamentos tradicionais é um grande desafio como toda arte, leva tempo e dedicação. Até o próximo episódio do podcast discutindo acupuntura.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.