Como configurar o teclado para caracteres chineses?

Este é um tema que quero logo esclarecer, pois sei que muita gente gostaria de usar os caracteres orientais para escrever, mas não sabe como configurar.

Embora as críticas que o uso dos computadores recebem na china por fazerem do aprendizado dos caracteres e dos traços à mão cada vez menos necessários, mas para nós que estamos aprendendo, fica bem mais simples começar a escrever em chinês, pois basta conhecer o pinyin e reconhecer os caracteres por uma lista numérica e pronto. Nada de ficar decorando todos os traços.

Eis então os passos necessários para instalação no windows. Você precisará do cd de instalação do windows. Com CD do drive siga as instruções:inst.png

1. Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
2. No Painel de controle, clique em Opções regionais e de idioma.
3. Na aba Idiomas, ative a opção Instalar arquivos para idiomas do Leste Asiático e pressione OK.
4. Siga os passos da instalação e reinicie seu computador.
Depois de reiniciar o computador, prossiga
5. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Opções regionais e de idioma > aba Idiomas.
6. Clique no botão Detalhes. Na janela Adicionar idioma de entrada, no campo Idioma de entrada, selecione Chinês (PRC). No campo Layout do teclado/IME, selecione Chinês Simplificado – Microsoft Pinyin IME 3.0. Pressione OK.

chininst1.png

pt3.pngAssim, aparecerá CH ao invés de PT.

Você poderá alternar as línguas presionando Alt+Shift simultanemente.

Existe essa ferramenta também, que não precisa instalar nada.

Pra Mac OS X:
1 – Pra habilitar vá em: System Preferences -> International -> Input Menu, ligue o “Pinyin” dentro de “Traditional Chinese”, é bom ativar a opção “Show input menu in menu bar” pra saber o que está sendo usando.
2 – O tal “input menu in menu bar” é um símbolo ou bandeira no canto superior direito da tela, clique nele pra mudar pra “Pinyin” e comece a digitar o mesmo “nihao” do exemplo.
3 – Pra voltar a escrever da forma ocidental mude de Pinyin pro layout de teclado de antes.

Essa etapa é simples mas fundamental, então experimentem e deixem seu comentário em chinês!!!


 

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.