Colite ulcerativa e Tratamento com Acupuntura

Resultados Científicos: Para além do efeito placebo, um artigo do PubMed confirma que a acupuntura tem resultados em doenças de Crohn em casos leves e moderados da doença. (Acupuncture and moxibustion in the treatment of ulcerative colitis: a randomized controlled study.)

A Retocolite Ulcerativa (RCUI) junto com a doença de Crohn faz parte das chamadas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Sintomas incluem sangramentos, diarréias e pus.Considerada uma doenças auto-imune de causa desconhecida com fatores genéticos da ordem de 20%, é uma doença que tem tratamento difícil na medicina convencional sendo a cirurgia uma opção comum de tratamento.

As teorias mais aceita para a origem da doença é a de que o sistema imune reage a uma bactéria intestinal provocando a inflamação constante na parede intestinal.

Longe de querer esgotar a etiologia da doença que encontra-se bastante difundida na internet, vamos tentar discuti-la à luz da Medicina Oriental.

De acordo com a medicina chinesa, o intestino grosso é um orgão FU que tem como função principal levar os residuos para excreção. Suas funções são dependentes do baço principal Zang responsável pela atividade digestiva de transporte e transformação dos alimentos. .

As causa internas pode ser falta do Qi do Estômago, ou deficiência do Yang do Baço, invasão do Fígado sobre o Baço, e colapso da energia do Baço.

En função do sangramento temos em mente o baço debilitado em sua função de reter o sangue. O sangramento também pode indicar a presença de calor.

Alguns pontos indicados podem ser:

  • Hegu IG.-4
  • Zhongwan REN-12
  • Dachangshu B-25
  • Tianshu E-25
  • Shangjuxu E-37
  • Yinlingquan BP-9
  • Zusanli E-36
  • Sanyinjiao BP-6
  • Yinbai BP-1
  • Geshu BL-17
  • Pishu BL-20
  • Guanyuanshu BL-24
  • Qihai REN-G

Hegu é o ponto yuan do intestino grosso.
Dachangshu e Tianshu combinam a técnica de pontos Mo e Back-shu para regular o intestino.
Yinlinguar e Sayinjiao drenam a humidade do sistema digestivo e trata diarréia.
Zusanli para fortalecer o baço e fortalecer o yin e o sangue.
Yinbai é um ótimo ponto para interromper sangramentos com moxa direta.
Geshu ponto mestre do sangue.
Pishu ponto shu do baço para tonificar o baço.
Qihai também para tratar o sangramento.

Outro ponto destacado é BaiHui DU-20 que tem atuação no sentido de elevar o yang e tratar os afundamentos do qi do baço.

Tratamento com auriculoterapia pode incluir os pontos intestino grosso, intestino delgado, subcórtex e shenmen.

O ponto extra ErBai também pode ser incluído pelos seus efeitos em tratar hemorróidas.
O ponto fica 4 cun acima da dobra do pinho, proximal ao PC 7 Da Ling em ambos os lados do tendão radial flexor do carpo.

ErBai ponto extra.

Em breve vou complementar este artigo com resultado de um caso clínico.

Fico grato a todos que quiserem complementar de alguma forma este artigo e deixar seus comentários e considerações.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.