As 10 coisas que aprendi nos meus primeiros 10 dias como pai.

miguel e mario fialho

 

 

 

 

 

 

 

10 DICAS QUE APRENDI NOS MEUS PRIMEIROS PRIMEIROS 10 DIAS COMO PAI

1- O remédio homeopático Arnica montana é fundamental. A mãe, no caso de um parto natural, vai receber um banho de hormônios no corpo e fica super cheia de energia, já o pai, cai profundamente estressado pela quantidade emoção. Então, tenha Arnica preparada não só para a mulher, mas também para o pai.

2- Canja de galinha. Faça com antecedência e coloque para congelar, pois daqui pra frente sua mulher vai precisar de umas 5 ou 6 refeições por dia e é fundamental ter esses elementos que as tradições recomendam como canja de galinha e canjica. Momento que as vovós são super bem-vindas.

3- Visitas. Explicar para as pessoas que a casa não está aberta para visitas, mas se vierem visitar, tragam a comida, estejam animados para lavar a louça e deixar tudo melhor do que chegou. Fale para as pessoas isso com tranquilidade.

4- Repita o mantra – o papai cuida da mamãe e a mamãe cuida do neném – os melhores livros deixam isso claro, mas é um mantra para ser repetido. Fique dando um suporte à mãe e diga para as pessoas que elas devem dar suporte para você. Tem uma verdadeira escala de ajuda. Explique para as vovós que as suas “receitas” podem estar desatualizadas. O mundo mudou, é globalizado e temos todas as dicas que precisamos online.

o que mais aprendi nos meus 10 primeiros dias como pai

5 – Banho de balde é lindo, meu filho adorou e realmente recomendo. É simples, seguro e você tem que tomar muito cuidado com a temperatura da água, ela deve estar na temperatura de 36 graus, com um corpinho tão pequeno, uma mudança de temperatura faz muita diferença. Segure bem a cabeça do bebê, mas é bem mais prático que o banho de banheira.

primeiros 10 dias como pai

6- Sling, é demais, resolve mesmo desde o início, tivemos que usar para fazer o teste do pezinho e foi ótimo, essas novas tecnologias são fundamentais.

7- Durma com o bebê, é maravilhoso estar junto com ele na sua cama, obedecendo os cuidados que o compartilhamento da cama nos primeiros meses requer. Ele no início acordava de 2 em 2 horas no máximo para mamar e precisei apelar para comprimidos de passiflora, ou suco de maracujá bem concentrado, boas estratégias para o sono chegar na hora certa.

8- Dê todo apoio para sua mulher, ela vai precisar disso. É um momento de muita transformação hormonal e física, então dê muito amor e carinho, faça tudo que ela precisar e alimentação é fundamental. Aqui fizemos um suco de uma fruta diferente por dia, além de uma enorme variedade de alimentos com muita folha verde e raízes para fortalecer o sangue.

9- Florais e homeopatia, bom minha mulher é médica e eu sou farmacêutico(estudante) e ensino homeopatia, mas não é preciso nada disso para usar Rescue Remedy (Floral de Bach) na água do banho. Além disso, Colocynthis homeopático e Calcárea carbônica são geniais para tratar as cólicas. Nas primeiras vezes, a mãe pode tomar o remédio, depois disso, o próprio bebê pode receber o remédio líquido na água do banho ou uma gotinha na pele.

10- Curta, pois passa muito rápido. Em 10 dias foi quase um quilo a mais e ele cresce muito rápido. Fique todo o tempo que puder em casa e curta cada instante, tire fotos, registre e participe. Hoje os celulares gravam videos, você talvez possa fazer como nós, gravar 1 minuto por dia.

E você, o que aprendeu nos seus primeiros 10 dias como pai? Compartilhe abaixo.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.