Alimentação Viva – Germinando Vida

A primeira vez que ouvi falar da alimentação viva foi com uma das pessoas hoje facilitadoras do processo lá do Terrapia, já são aproximadamente 10 anos, ela é uma das pioneiras e eu na época era vegetariano. No tempo que convivi com o pessoal do Sitio do Bicho Solto, um projeto de agroecologia em Teresópolis onde bebia suco verde todos os dias. Uma delícia!

suco-terrapiaimg_assist_custom-273x258

Hoje em dia, em busca de uma alimentação integral, incluo vitaminas e suplementos protéicos na minha dieta, mas percebo os grandes benefícios de todos os dias, beber um suco verde em jejum pela manha, brotos e outros germinados também são maravilhosos. Em geral, o dia começa muito melhor!

Pela medicina chinesa, comer raízes e grãos é fundamental. Eu mesmo voltei a consumir carne anos atrás por perceber que só me alimentando de alimentos crus e “vivos” acabava acentuando meu vazio no meridiano do baço que na medicina chinesa tem a função de distribuir o qi (energia) dos alimentos pelo corpo. Mas apesar disso, nas pessoas que seguem a alimentação viva eu não percebo qualquer sinal de humidade ou de deficiência de baço, isso me impressiona muito.

Mesmo assim tanto a medicina chinesa como hoje em dia a maior parte das pessoas orientadas para alimentação percebem que consumir derivados de leite pode ser tornar um problema, bem como o consumo de açúcar, farinha branca e tantos outros elementos que certamente não nos fazem bem.

Mas, começando devagar, quero propor aos que lêem meu blog que experimentem fazer um suco verde. Vejam por exemplo uma matéria sobre alimentação que mostra as oficinas do Terrapia na Fiocruz aqui no Rio.

Para fazer o suco verde, é muito simples:

Lave duas ou três maçãs por pessoa, pique e bata no liquidificador com casca mas sem as sementes.

Você pode bater aos poucos e usar um pepino para ajudar a empurrar os pedaços de maçã.

Depois num voal você côa o suco de maçã separando o bagaço.

O suco de maçã é então batido com folhas de todo gênero: couve, rúcula, hortelã, salsinha, folha de brócolis e outros.

Bata em seguida com um punhado de grãos germinados que podem ser: trigo, lentilha, girassol , e outros.

A idéia de germinar é simples, deixe na água 24h e depois lave algumas vezes até aparecer um “nariz” branco na semente.

O suco é uma delícia e dá onda! Beber suco verde todos os dias muda a sua vida, sua relação com o alimento e causa uma enorme alegria intestinal. Limpa e fortalece o sangue e libera os desequilíbrios do fígado.

Eu tenho feito o suco verde, aliás, vou fazer um agora mesmo. Se você é de Niterói, entre em contato, pois indico uma nutricionista que pode te ajudar a incluir pratos da alimentação viva na sua dieta.

O suco pra quem entende, feito assim tem toda a combinação certa para enquilibrar seu intestino deixando as bactérias boas em ótimo estado e ajudando a trazer saúde e plenitude pra sua vida!

VIVA A ALIMENTAÇÃO VIVA!

About The Author

Mario Fialho

Mário Fialho é pai do Miguel Luz, professor na multiversidade, clínica e escola em Niterói. Vive dedicado a escrever, ensinar e a cuidar de tudo que é bom, belo e verdadeiro com simplicidade. E agradece a sua visita.

Escreva, sua opinião é muito importante.