Acupuntura tratando obesidade

A questão de que acupuntura emagrece é antiga. Ficaríamos ricos se apenas isso fosse verdade, mas acupuntura envolve um outro entendimento do corpo para além do acumulo de gortuda. Assim, os tratamento estéticos atuais cada vez mais invasivos e caros não costuma considerar as opções energéticas que nos coloca a medicina chinesa.

Decidi escrever mais artigos no blog como este, um simples tema e um tratamento. Quem sabe com o tempo, e a colaboração de vocês leitores, não conseguimos reunir material interessante. Assim, estou disposto a responder questões sobre temas de medicina chinesa, basta deixar um comentário.

Obesidade ( FEI PANG)

Obesidade se caracterisa pelo excesso de gordura no corpo, tonturas, falta de força pra falar, deficiência de qi e dificuldade de se movimentar.

Fleuma e humindade interiores

Ocorrem por motivos consitucionais ou habitos alimentares ruins que geram excesso de fluidos. Esses fluidos não coletados se transformam em humidade e então em fleuma.

Vazio de Baço com humidade

Ocorre quando o baço está debilitado por excesso de trabalho, doces. O trabalho consome o qi e o baço é a raiz do qi pós celestial bem como do sangue. Ficar sentado demais também causa danos ao baço. Doces que normalmente estimulam o baço em quantidades excessivas também causam danos. Assim como os processos digestivos envolvem calor, os alimentos frios e não cozidos também vão lesar o baço.

PADRÕES MAIS COMUNS

FLEUMA E HUMIDADE ACUMULADOS INTERNAMENTE

SINTOMAS: Obesidade, tendência a comer alimentos gordurosos, laticínios, alcool, opressão no peito e no estômago, palpitação, nausea, membros fatigados, sonolência, lingua aumentada com cobertura pegajosa, pulso escorregadio.

PRINCIPIO DO TRATAMENTO: Drenar a fleuma e secar a humidade.

ACUPUNTURA:

Yin Ling Guan (bp9), San Yin Jiao (bp6), Zu San Li (E36)

– juntos tonificam o baço e o estômago devem ser usados com método de tonificação

Feng Long (E40), Xia Wan (VC10), Shui Feng (VC9)

– juntos drenam a fleuma e devem ser usados com método de drenagem

Com sudorese excessiva e fadiga usar He Gu (IG4) Fu Liu (R7)

VACUIDADE DO BAÇO

História crônica, sudorese com esforço, medo de frio, barriga inflada depois de comer, fadiga de shen(espírito), fezes soltas, diarréia, lingua pálida com marca de dentes, pulso fraco.

PRINCIPIO DE TRATAMENTO: Aumentar o qi, tonificar o baço, drenar a humidade.

Pi Shu (BP20), Shen Shu (B23), Qi Hai (VC6), Zu San Li (E36) juntos fortalecem o baço e o qi puncionando com tonificação.

San Yin Jiao (BP6) – Remove a humidade quando drenado e tonificado em seguida.

Outros padrões podem acarretar humidade, mas as linhas gerais de tratamento com acupuntura estão aí.

About The Author

Mario Fialho

Mário Fonseca Fialho é foramdo em Direito UERJ, PSICOLOGIA UFF, FARMÁCIA UFF - é professor na www.multiversidade.com e pai do Miguel Luz

Escreva, sua opinião é muito importante.